[ ENTENDA OS DESAFIOS DE DELEGAR ]

Home / Blog / [ ENTENDA OS DESAFIOS DE DELEGAR ]

De um lado, o chefe mandão que com o dedo rígido aponta o que deve ser feito. Do outro, o líder orientador que assume a frente das atividades e forma uma estratégia em que todos são importantes e participativos. A escolha vai representar de que forma o seu time vai enxergá-lo e de que maneira ele vai reagir aos seus comandos. De que lado ficar?

Para o palestrante e diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, Alexandre Slivnik, é preciso entender quão libertador é delegar funções. Quanto mais questões operacionais o gestor conseguir delegar para a sua equipe, maior será o tempo disponível para ele participar das estratégias da empresa e, logo, ter maior possibilidade de crescimento. É preciso, ainda, ter confiança na equipe. “Muitas vezes, um líder diz não confiar em algumas pessoas do seu time.Se isso acontece, troque sua equipe imediatamente, antes que troquem o líder”, orienta.

Se você tem uma equipe coesa e confiável, delegar é o passo mais correto para a busca de resultados extraordinários. Mas nem sempre isso é o que acontece. Tem muito gestor com grandes dificuldades de assumir essa postura, e a falta de conhecimento é a principal causa disso. Não é possível delegar cérebros, mas sim delegar processos. “Você deve estruturar com objetividade as funções que vai delegar apontando suas expectativas de resultado e informando como irá acompanhar”, comenta a coach e palestrante Andrea Deis. A especialista reforça que delegar não é empurrar, se livrar, mas sim oferecer autoridade ao liderado. Isso não significa perder o controle, afinal também é uma forma de dar oportunidade para a equipe evoluir e aprender.

Fonte: Revista Gestão e Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *