[ ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE RH ]

O fato de uma empresa ser pequena não quer dizer que ela não vai precisar se preocupar com o RH, o departamento de Recursos Humanos. O setor é importante para um empreendimento.

O empresário Rodrigo Andrade investiu R$ 110 mil e montou a empresa de estética pensando em ser grande e com uma certeza: precisa de trabalho de equipe para chegar ao objetivo. “Primeiro a gente se preocupa com a equipe, depois com a qualidade do serviço e na sequência os lucros. Porque uma equipe bem treinada vai trazer qualidade de serviço excepcional e automaticamente bons lucros”, fala o empresário.

O Rodrigo, que fatura R$ 45 mil por mês, é um exemplo raro entre pequenos empresários. O consultor Wagner Oliveira afirma: eles costumam deixar de lado uma parte essencial do negócio, o RH.

“Os negócios são geridos, movidos pelas pessoas e como que você planeja uma estrutura de negócio sem pensar em trazer para perto desse negócio os melhores colaboradores, as pessoas mais preparadas para isso. São pessoas que dinamizam os negócios.”

Onde os pequenos precisam melhorar? Primeiro é preciso selecionar os colaboradores a dedo.

“Normalmente a contratação não tem aspecto técnico. Tem o amigo do amigo, o filho do vizinho. Não necessariamente uma adequação do perfil do candidato com a vaga que eu preciso. O primeiro aspecto é adequar perfil e vaga”, orienta Wagner.

A segunda dica é compartilhar os sonhos. “Talvez a grande dificuldade é o engajamento. A pessoa estar dentro daquele projeto junto com o empresário. Sabendo qual e a contribuição dele para o sonho maior do negócio. Essa paixão inicial precisa ser sonhada por todos, não necessariamente só pelo empresário”, explica Wagner.

Para estimular é preciso definir metas e premie resultados. “Uma das formas de premiação é inclusive o próprio reconhecimento. O quadro de melhor funcionário do mês é uma forma de premiação. Mas é claro que pode ser monetária, com produtos, viagens, bolsa de estudo”, completa Wagner.

Fonte: Revista PME

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.