EMPREENDEDORES DEVEM EVITAR ESSAS 8 IDEIAS

Empreender está muito distante de ser um caminho fácil. Quem decide por abrir um negócio e/ou seguir um sonho profissional sabe que o percurso é cheio de noites em claro, estresse constante, diversos obstáculos e toda a burocracia estabelecida pelo mercado. Assim, aqueles que desejam iniciar um negócio e esperam flores e arco-íris à frente podem se decepcionar bastante.

Mas, como os empreendedores podem permanecer no mercado de maneira saudável (e sã!) mesmo com tantas dificuldades certeiras? Na verdade, a resposta para essa indagação é muito simples: ser feliz é a única arma para a insistência e persistência. Ademais, os pensamentos negativos, nada construtivos, não vão ajudar a resolver os problemas – nem tão pouco vão eliminar o estresse ou a ansiedade. Alguns desses pensamentos, inclusive, são tão poderosos que podem te tirar do jogo.

Dessa maneira, é preciso trabalhar para eliminar essas ideias do seu caminho profissional (e pessoal, claro). O site Entrepreneur fez uma lista com as 8 mais comuns e perigosas.

1. Esperar a aprovação dos outros

É claro que algumas opiniões são realmente importantes – e algumas críticas podem ser construtivas, te ajudando a melhorar seu negócio. Porém, como empreendedor é necessário que você saiba tomar decisões por si mesmo, mesmo aquelas mais complexas, que poderão impactar sua empresa. Não importa quão maravilhosa é sua ideia, sempre haverá aqueles que vão se opor (se você pedir sua aprovação).
Naturalmente, queremos fazer com que todo mundo fique feliz e satisfeito, especialmente nossa família, amigos próximos e colegas – mas, se eles não compartilham da mesma visão que você, provavelmente só vão te estressar e influenciar para que lide com as situações e decisões de maneira miserável.

2. Culpar outras pessoas

Entenda uma coisa: você é responsável por cada acontecimento (bom ou ruim) que tenha relação com seu empreendimento. Seu funcionário cometeu um erro que quase implodiu seus negócios? Você é o responsável. Afinal, admita, foi você quem o escolheu e contratou. Por isso, pare de pensar que tudo de ruim é culpa desta ou daquela pessoa. Comece a tomar as rédeas e a agir de maneira eficiente – independente do tamanho do estrago – para que o barco não afunde de vez.

3. Não acreditar em você mesmo

Qual é a característica que todos os empreendedores de sucesso têm em comum? Eles acreditam neles mesmos. Têm 100% de confiança de que podem vencer tudo e qualquer pessoa.
Se você duvida de suas habilidades, aqueles pensamentos negativos vão te dominar e te vencer. Confiança e positividade são uma combinação muito poderosa que pode te ajudar a alcançar objetivos e metas estabelecidas.

4. Reclamar

Ser um resmungão não vai te ajudar em nada, nem vai te levar a algum lugar. É a total perda de tempo! E quanto mais você reclamar sobre alguma coisa, mais estará distante de encontrar uma solução para consertar o problema. Se você não deseja se estressar, tornar-se empreendedor não é a carreira para você. O destino para aqueles que não sabem tirar pensamentos negativos da cabeça na hora de manejar problemas é, basicamente, o da falha, da falência. Assim, esteja preparado para desafios.

5. Ter medo de mudanças

Mudanças são comuns na vida do empreendimento: a troca de um diretor da companhia, da localização da empresa… Quando você deixa o medo de lado e abraça a mudança, a felicidade vai bater na sua porta.

6. Esperar vencer 100% do tempo

Verdadeiros campeões entendem que não vão vencer sempre, apesar de serem confiantes em suas habilidades. Empreendedores precisam se concentrar em cada situação, sabendo que não poderão conseguir resolver tudo da melhor maneira possível 100% das vezes. Apesar de confiança ser essencial, é preciso, também, misturar realidade na receita. Se você acha que poderá vencer sempre, a primeira derrota que tiver poderá ser devastadora.

7. Desistir

Vamos falar sobre o empresário James Dyson, criador dos aspiradores Dyson. Se tivesse desistido, a marca de aspiração mais bem sucedida do mundo nunca teria sido inventada: ele criou nada menos que 5.127 protótipos do aspirador a vácuo, todas falharam antes do primeiro modelo de sucesso ter sido produzido. Hoje, a empresa criada por Dyson vale cerca de US$ 5 bilhões.
O exemplo vem ilustrar-nos como desistir não pode ser um pensamento presente no dia a dia do empreendedor. A maioria das pessoas desiste de seguir seus sonhos após poucas tentativas, já pensou quantas poderiam estar sendo bem sucedidas se tivessem persistido?

8. Tentar impressionar

Não caiam nessa (ainda mais evidente nas redes sociais) de querer impressionar sua suposta plateia. Postagens de carros, relógios, mansões, férias paradisíacas… Grande parte desse mundo maravilhoso é totalmente falsa, fabricada para que possa iludir e atrair pessoas mais vulneráveis.
Em vez de se preocupar com impressionar as pessoas, empreendedores devem se concentrar nos seus negócios, na sua saúde e na sua família. Esta, sim, é a verdadeira fórmula para a felicidade.

Fonte: Economia – iG @

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.