[ CUIDADOS PARA O JOVEM GESTOR ]

Os jovens profissionais estão, cada vez mais, assumindo vagas de gerência que antes eram reservados apenas para empregado mais experientes. Atualmente, estima-se que, no Brasil, 20% dos cargos de gestão em companhias de grande porte já são ocupados pela chamada geração Y, formada na era da internet.

Entretanto, antes de aceitar um convite para um cargo de liderança, o jovem deve considerar algumas características próprias e também da área. Refletir se tem o perfil necessário para assumir a função é essencial, pois junto com a melhoria salarial e o status, vêm também as responsabilidades. Entender a complexidade da função e seus riscos é primordial, assim como avaliar as competências que tem e quais as que ainda precisa desenvolver. A habilidade em lidar com pessoas, articular-se, mediar conflitos são fundamentais para que assume uma posição na gestão. Há de se lembrar também que o gestor não precisa ser o melhor técnico na área. Para isso, ele tem profissionais especializados em sua equipe.

Ao assumir o cargo, o jovem líder deve, também, montar um projeto no qual estejam explicitados o desafio inicial e os resultados esperados a curto e longo prazo. Esse planejamento deve ser validado com o seu gerente ou diretor imediato, para que se possa estabelecer com clareza os objetivos profissionais e alinhar as expectativas da organização com a capacidade de realização no prazo estimado. Desta forma, fica mais fácil realizar uma autoavaliação e identificar pontos fortes e fracos. Por fim, investir em capacitações, lembrando sempre que cada novo desafio exige novas aprendizagens.

 Fonte: Gestão Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.