[ CONSTRUA SEU NEGÓCIO BASEADO EM UMA HISTÓRIA ]

O que motiva nosso desejo de se tornar melhor em contar a história de nossos produtos, serviços e empresas? Nos acostumamos a pensar em narrativas e histórias como uma forma de criar e comunicar valor. Nós sabemos que o tênis de corrida com um ‘tick’ na lateral é mais valioso do que outros sem por causa das expectativas e significado que conectamos a história da marca Nike. Quem não quer tornar sua empresa mais significativa e valiosa?

O que realmente quereremos de nossa história é muito mais do que ser mais conhecido, vender mais e fazer mais dinheiro. O que nós desejamos é um entendimento mais profundo do nosso propósito e a diferença que podemos fazer. A história, não o que ela é, mas o que está em jogo é o que ela pode ser e isso que motiva nosso desejo de ter sucesso na construção da narrativa.

Os empreendedores mais bem sucedidos e organizações de sucesso sabem o quão importante e poderoso é entender a significância do que uma história pode ser. O que motiva Elon Musk por exemplo, não é fazer mais carros para vender mais carros. A Tesla Motors e a SolarCity (a empresa de energia solar que Musk é chairman) existe para “acelerar o advento da energia sustentável”.

Se alguém perguntar a você para contar a história do seu negócio você provavelmente irá contar o que você faz, quem você serve, onde e por quanto tempo tem feito isso. É improvável que você comece contando porque isso importa na grande teia das coisas. O que está no coração da história e a razão pela qual você sai da cama pela manhã não é o produto que você faz, o website que você desenvolveu ou o produto que você desenhou. É um desejo profundo de mudar alguém ou algo que você se importa e a crença de que é possível.

O impacto desejado do seu trabalho no mundo e as vidas das pessoas que ele toca é onde a história do seu negócio começa.

O impacto desejado do seu trabalho no mundo e as vidas das pessoas que ele toca é onde a história do seu negócio começa.

O impacto desejado do seu trabalho no mundo e as vidas das pessoas que ele toca é onde a… Click To Tweet

Elon Musk sabe o que ele deseja realizar pelos próximos 10 anos porque ele e suas empresas usam um ‘story driven business framework’, uma estruturação de negócio motivada por uma história ou narrativa. Sua visão para a economia de energia sustentável que ajuda a evitar um colapso da civilização é a razão da sua existência: ‘Criar placas solares incríveis com integração para baterias, expandir a linha de veículos elétricos e endereçar os segmentos principais, desenvolver capacidade de direção autônoma que é 10X mais segura que a manual e possibilitar que seu carro faça dinheiro enquanto você não estiver usando-o’.

Estruturação de negócio motivada por uma história ou narrativa

  1. Propósito: Porque ele existe
  2. Visão: Para onde vamos
  3. Valores: As crenças que nos guiam pela jornada
  4. Plano: Como iremos entregar nossa visão enquanto nos mantemos verdadeiros para nossos valores

Quando seu negócio é motivado por uma narrativa, ele é estabelecido em uma estrutura de propósito, visão e valores que inspira compromisso e gera um plano sólido para se atingir o sucesso. Isso possibilita você a se adaptar em tempos de mudanças porque você entende que sua história é maior do que a cena que está acontecendo naquele momento.

Qual a história, empreendedor?

Fonte: Jornal do Empreendedor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.