[ BENEFÍCIOS DO MARKETING ]

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Principais benefícios advindos do marketing:

– obtenção contínua ou periódica de serviços que são pessoalmente importantes e customizados às suas necessidades;
– redução do risco da compra, por já conhecerem o fornecedor, também na oferta benefício social (status) por estarem recebendo um serviço personalizado;
– maior bem-estar e qualidade de vida;
– facilita o processo decisório de compra, principalmente quando se trata de situações como adquirir um produto ou serviço mais complexo, que envolva o ego dos clientes ou riscos financeiros.

Bretzke destaca que o relacionamento é o fator-chave de sucesso para a diferenciação da oferta no mercado, uma vez que a oferta de valor só é possível por meio do conhecimento adquirido. Assim sendo, a estratégia de marketing de relacionamento possibilita a oferta contínua de valor superior, trazendo um grande potencial de benefício tanto para o fornecedor quanto para o cliente.

Zeithaml & Bitner destacam elencam dimensões que são os benefícios da retenção do mercado-alvo, tanto para a empresa como para os clientes. Resumem que a construção e manutenção de uma base de clientes leais não é interesse exclusivo da organização, mas os próprios clientes são os beneficiados dessas associações de longo prazo.

Benefícios para os Clientes

Ao terem o poder de escolha, os clientes tornam-se leais a uma empresa quando recebem mais valor relativamente ao que espera receber dos concorrentes. Para o cliente, o valor representa o resultado da troca ocorrida entre os componentes expressos no “obter” e no “dar”.

Os consumidores permanecem com maior probabilidade em uma relação quando aquilo que obtém (qualidade, satisfação, benefícios específicos) excede aquilo que dão (custos monetários e não monetários).

Quando uma empresa pode fornecer valor de forma consistente do ponto de vista do cliente, este se beneficia claramente e ganha um incentivo para permanecer no relacionamento. Outros benefícios também se apresentam com a relação de longo prazo com as empresas. Estes se destacam:

a) Benefícios de confiança

Correspondem aos sentimentos de confiança no prestador de serviços, juntamente com um sentimento de redução da ansiedade e conforto decorrente de saber o que esperar.

b) Benefícios sociais

Ao longo do tempo, pesquisas demonstram que os clientes desenvolvem um senso de familiaridade e até mesmo um relacionamento social com seu prestador de serviço. Tais ligações tornam menos provável o fato de que os clientes mudem de fornecedor, mesmo que conheçam um concorrente que possa ter melhor qualidade ou preços mais baixos.

c) Benefícios de tratamento especial

Consiste em receber preços ou condições especiais ou obter tratamento diferenciado.

Benefícios para as Organizações

Explicam Zeithaml & Bitner (2003) que são inúmeros os benefícios advindos da manutenção e do desenvolvimento de uma base de clientes fidelizados para uma organização. Eles podem estar associados diretamente com os fundamentos em que se sustenta uma empresa, que seriam:

a) Aumento das Compras

À medida que os clientes conhecem uma empresa e ficam satisfeitos com a qualidade dos seus serviços em comparação aos serviços prestados pelos seus concorrentes, estarão mais fidelizados com as empresas. Segundo pesquisas, à medida que os clientes amadurecem, frequentemente compram mais de um produto em particular.

b) Custos Baixos

Há muitos custos iniciais associados à atração de novos clientes, tais como propaganda e outros custos promocionais. Algumas vezes estes custos iniciais podem vir a suplantar em curto prazo as receitas esperadas de um novo cliente. A tendência é que, cada vez mais os custos se reduzam para a manutenção do cliente.

c) Publicidade gratuita por meio do “boca a boca”

Quando um produto é complexo e de difícil avaliação, havendo risco na decisão de comprá-lo, seguidamente os clientes procuram outros consumidores para se aconselharem a respeito de quais fornecedores considerar.

Uma vez satisfeitos, os consumidores estarão divulgando sua satisfação com conhecidos. Pesquisas também apontam que os consumidores que chegam até a empresa com base em uma recomendação tendem a ser clientes de melhor qualidade, em termos de rentabilidade e probabilidade de serem fiéis.

Fonte: Portal Educação

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