[ 8 PASSOS PARA FAZER UM PLANO DE NEGÓCIO ]

1. Resumo executivo

O sumário executivo deve conter de uma a três páginas e traz uma visão geral do plano de negócios. Ele ilustra os principais aspectos do negócio e é fundamental para que se possa conseguir a atenção do leitor em poucos minutos, explicando de forma bem sucinta a oportunidade, os produtos e/ou serviços, o mercado, os impactos sociais do negócio e o planejamento financeiro.

O resumo executivo deve ser feito após a elaboração de todos os demais itens do plano de negócios, embora figure no início, como uma introdução. Um bom resumo executivo aborda, de forma sucinta, os seguintes pontos:

– Os problemas ou necessidades não atendidas, que justificam a criação do negócio;
– O mercado e seus segmentos, bem como tamanho e a tendência de crescimento;
– Os produtos e serviços que serão oferecidos e seus diferenciais;
– A tecnologia e modelo de negócios que serão adotados;
– A equipe e a competência de seus integrantes;
– A rentabilidade do negócio e eventuais necessidades de financiamento.

2. Descrição geral e modelo de negócio

Este tópico contém as informações básicas do negócio para a atual estrutura de negócios. Fazem parte deste capítulo:

– A missão da empresa ou sua razão da existência, com ênfase nas necessidades de seus clientes por meio de seus produtos e serviços;
– A visão de futuro, com destaque para os objetivos estratégicos;
– Seu modelo de negócios, incluindo proposta de valor, clientes, canais, parcerias e recursos estratégicos, além do seu modelo de receita.

3. O plano de marketing

O plano de marketing deve identificar os benefícios dos produtos e serviços oferecidos percebidos pelos clientes. Esta seção apresenta os principais enfoques relacionados ao mercado pretendido pela empresa e às estratégias de marketing que devem ser adotadas no sentido de otimizar o desempenho organizacional.

O plano de marketing deve responder questões relativas a análise de mercado, proposta de valor, concorrência e estratégia de marketing, como:

– Quais são os fatores (culturais, sociais, pessoais e psicográficos) que influenciam o comportamento do consumidor?
– Quais são os critérios – geográficos, demográficos, comportamentais, volume, tecnologia, etc. – que podem ser aplicados para segmentar o mercado?
– Quais são os segmentos mais atrativos para a empresa?
– Qual é o mercado-alvo selecionado?
– Qual é o estágio de desenvolvimento do produto?
– Quais as características únicas dos produtos ou serviços e suas vantagens distintivas;
– Há produtos ou serviços adicionais previstos?
– Quais são os concorrentes mais importantes deste mercado?
– Como pode ser avaliada a tendência de crescimento ou declínio neste mercado?
– Qual sua principal estratégia competitiva?
– Que estratégias serão utilizadas para atrair o cliente (comunicação, promoção, localização etc.)?
– De que forma você pode identificar/localizar seus clientes potenciais?

4. O plano gerencial

O empreendedor precisa encontrar as pessoas mais adequadas para ajudá-lo a tocar seus negócios. Também precisa tomar decisões a respeito da seleção de uma nova localização e dos arranjos de mobiliário e equipamentos necessários.

O plano gerencial deve refletir, assim, a estrutura organizacional que aponte os principais membros da equipe gerencial e suas inter-relações. As principais atividades também devem estar descritas neste plano. As principais questões a serem levantadas nesta seção são:

– Como a propriedade entre os sócios será distribuída?
– Quem são os membros da equipe gerencial?
– Quais as habilidades, educação formal e experiência de cada um?
– Que outros investidores ou diretores estarão envolvidos e quais as suas qualificações?
– Que cargos existem e quais os planos para preenchê-los?
– Que consultores serão procurados e quais as suas qualificações?
– Como os funcionários serão selecionados e remunerados?
– Como será o processo decisório na empresa (níveis de autonomia e responsabilidade)?
– Qual o sistema de trabalho a ser adotado para estimular a criatividade, inovação e compromisso dos funcionários?
– Quais os programas de treinamento, desenvolvimento e integração de novos funcionários para garantir seu alinhamento com as estratégias do negócio?

5. O plano operacional

O plano operacional mostra como serão produzidos os produtos e/ou prestados os serviços. Ele deve explicar a abordagem adotada para assegurar a qualidade da produção, o controle do estoque e o uso de terceirização.

As questões relativas às matérias-primas críticas também devem ser abordadas aqui. As principais questões relativas ao plano operacional são:

– Como serão produzidos os produtos ou serviços (indicar os principais processos de produção)?
– Quais os principais processos de apoio?
– Que processos serão terceirizados?
– Quais instalações ou unidades de operação serão usadas?
– Qual a capacidade dessas instalações?
– Como será controlada a qualidade do produto e serviço?
– Como serão controlados os estoques?
– Qual o impacto ambiental resultante da produção ou da utilização dos produtos/serviços?
– Quais os principais custos de produção?
– Quais os materiais ou componentes críticos para a produção?
– Quais as fontes de fornecimento existentes?
– Quais são os principais fornecedores, suas qualificações, certificações e localização?
– Que tipos de contratos de fornecimentos serão firmados?
– Como será definida a logística de fornecimento?

7. O plano jurídico

Em alguns casos, o plano jurídico é apresentado na descrição geral da empresa. Na realidade, ele nada mais é do que uma descrição da forma jurídica de constituição da empresa e questões legais relacionadas.

As três principais alternativas são a empresa limitada, a sociedade por cotas e a sociedade anônima, embora haja muitas variações que merecem destaque dentro destes tipos de constituição da empresa. As questões mais importantes no âmbito do Plano Jurídico são:

– Como a empresa será juridicamente constituída (empresa individual, sociedade por quotas de responsabilidade limitada, sociedade anônima comum ou unidade de negócios de uma corporação)?
– Quais as implicações jurídicas dos débitos da forma de constituição escolhida?
– Quais as vantagens e desvantagens tributárias dessa forma de constituição?
– Qual é a data da incorporação?
– Que advogado ou escritório jurídico foi selecionado para representar a empresa?
– Que tipo de relacionamento existe com esse advogado ou escritório jurídico?
– Que questões legais são significativas atuais ou potencialmente?
– Que licenças/permissões podem ser exigidas?

8. O plano financeiro

O plano financeiro representa a principal fonte de referência e controle da saúde financeira do negócio, sendo utilizada pelo empreendedor para projetar e conduzir suas atividades dentro dos parâmetros planejados, corrigir distorções, adaptar-se a novas variáveis decorrentes de mudanças na conjuntura.

Ele é também utilizado como documento para divulgar a empresa, prospectar parceiros, investidores e captar capital de risco. É, também, uma boa ferramenta para análise de crédito por parte de fornecedores e instituições bancárias.

O plano financeiro contempla os tópicos referentes às necessidades de capital para os investimentos iniciais de mobilização da empresa, projeta os resultados, considera as receitas, os custos previstos e apresenta as análises componentes da parte financeira do negócio, tais como o fluxo de caixa, o balanço patrimonial, e finaliza com a análise do investimento projetado, utilizando-se de técnicas mais exigidas no mercado atualmente.

As questões mais relevantes a serem feitas são:

– Quais as suposições usadas para as projeções financeiras?
– Que nível de receita é projetado pelos meses e pelos anos?
– Que despesas são projetadas pelos meses e anos?
– Que lucros são projetados pelos meses e anos?
– Que posições financeiras existem agora, e o que é antecipado em vários pontos durante os próximos cinco anos?
– Quando os negócios atingirão o ponto de equilíbrio?
– Quais os recursos financeiros exigidos agora?
– Quais os fundos adicionais exigidos?
– Como esses fundos serão usados?
– Quanto foi investido e emprestado pelos responsáveis?
– Quais as fontes potenciais adicionais que serão exploradas?
– Quais as proporções de fundos que serão débito e patrimônio?
– Que tipo de participação financeira está sendo oferecido?

Em linhas gerais, a parte financeira do plano de negócio pode subdividir-se nos seguintes tópicos:

Investimento inicial: aquilo que o empreendedor deverá gastar para iniciar suas atividades, incluindo registros e licenças do governo, máquinas, móveis, equipamentos, pesquisas de mercado, etc.

Projeção de resultados: planilha com projeção das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, de acordo com os dados lançados nas planilhas de receitas, custos fixos, custos variáveis (em cada produto), impostos e despesas.

Ponto de equilíbrio: é a relação que se estabelece quando as receitas obtidas igualam-se às despesas geradas (custos fixos + custos variáveis). Dizemos que quando atingido o ponto de equilíbrio contábil, a empresa não apresentará lucro ou prejuízo. Nesse quadro é demonstrado quanto a empresa deverá vender de cada produto/serviço para cobrir seus custos.

Fonte: Revista Exame

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