[ 5 DICAS PARA COMEÇAR 2017 COM AS CONTAS NO AZUL ]

Planeje os gastos com antecedênciaListar os gastos previstos para o próximo ano e organizá-los em planilhas — ou mesmo em uma caderneta — são os primeiros passos para criar um planejamento financeiro. Saber quanto será gasto e o vencimento de cada conta ajuda o consumidor a se preparar para os custos futuros e reservar o dinheiro necessário para isso.

Use o 13.º e as reservas financeiras

Ao saber quais são as contas que devem ser pagas e as prioridades, já é possível reservar o dinheiro para cada um desses gastos. Uma das dicas é usar uma parte do 13.º salário, que terá a sua primeira parcela depositada nesta quarta (30), para arcar com os custos. Além disso, os consumidores podem recorrer a uma parte das reservas financeiras para o pagamento à vista de algumas dessas contas, quando os descontos oferecidos superarem os ganhos com as aplicações.

Fuja dos empréstimos

As altas taxas de juros no Brasil transformam a aquisição de crédito para bancar as despesas do início de ano em um tiro no pé. Por isso, a dica dos consultores financeiros é evitar os empréstimos e recorrer a eles apenas para trocar uma dívida mais cara por outra mais barata. Hoje, as linhas com juros mais baixos são o crédito consignado e o Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

Pesquise os preços dos materiais escolares

Embora algumas contas possuam valores fixos, como o IPTU e o IPVA, outras estão passíveis de serem pesquisadas e negociadas para garantir os melhores preços. Entre esses itens estão os materiais escolares, como uniformes e itens didáticos. Se possível, aproveite para negociar os valores à vista e compre produtos em diferentes lojas para reduzir ao máximo o impacto dos custos.

Resista às tentações

O fim de ano traz consigo uma infinidade de tentações para o consumidor. O clima de Natal e a proximidade das férias fazem com que os riscos de despesas maiores que o previsto aumentem, o que pode comprometer o orçamento do próximo ano e trazer sérias consequências para o bolso. Por isso, é importante ter disciplina e contar com a ajuda da família para não gastar mais que o valor definido.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.